fbpx

Ao terceiro dia de festa o nosso organismo começa a dar sinais de descontentamento, as altas quantidades de gordura, sal e açúcar podem dar origem aos seguintes sintomas: aumento de peso, obstipação ou diarreia, língua branca, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias, indisposição, vómitos, falta de energia generalizada, sensação de enfartamento, entre outros.

Após as festas, será muito benéfico para o organismo fazer um plano alimentar alcalino e desintoxicante de forma a eliminar os exageros cometidos, purificar e renovar a energia do corpo, melhorar a digestão e absorção dos nutrientes, acelerar o metabolismo e diminuir a sensação de mal estar.

Embora o principal objetivo deste plano não ser o emagrecimento o mais provável é que esta seja uma consequência direta, uma vez que vamos introduzir alimentos de fácil digestão e com propriedades depurativas, agindo especialmente no fígado e intestino, responsáveis pela metabolização e excreção de até 80% dos nutrientes e toxinas.

Preparação para a desintoxicação

Um dia antes de iniciar o Detox deverá ter os seguintes cuidados:

1. Beber 1,5 l de água.

2. Eliminar o café.

3. Se for fumador deverá reduzir para metade o consumo de cigarros nestes dois dias.

4. Eliminar o alcool.

5. Excluir os hidratos de carbono ao almoço e ao jantar (pão, tostas, massa, arroz, batatas, etc.)

6. Evitar comer carne.

-Durante o processo de desintoxicação será conveniente fazer exercício físico moderado, caminhadas ligeiras, alongamentos, Pilates, Chi-kung, yoga, tai-chi etc.

Reações que poderá sentir durante a desintoxicação do organismo
Dependendo dos hábitos que traz do passado, poderá ter mais ou menos reações físicas consequentes da libertação de toxinas, que normalmente desaparecem ao fim dos 3 dias de detox.

Esses sintomas poderão ser os seguintes:
– Alterações de humor (pode sentir-se mais sensível ou irritado)

– Astenia (moleza, fraqueza ou dores no corpo)

– Cefaleias (dor de cabeça)

– Fome

– Cólicas, diarreia ou prisão de ventre

– Erupções na pele.

(Ainda assim vai ver que compensa o esforço em bem-estar mais tarde!)

Nota: Este plano deve ser acompanhado por um profissional de saúde da sua confiança.

————————————————————————————————————————–

Plano milagroso para desintoxicar o organismo:
Em Jejum: -1 copo de água morna com umas gotinhas de limão.

Para beber ao longo do dia: Infusão drenante de ervas, cascas e raizes

Pequeno-almoço-
 sumo detox até 400 ml

Meio da manhã-
 sumo detox até 400 ml

Lanches da tarde – sumo detox até 400 ml
Almoço e jantar- sopa detox quente ou fria acompanhada de 1-2 colheres de sopa de sementes oleaginosas ou frutos secos.Ceia: Infusão de tília
————————————————————————————————————————–

Receita Sumo Detox

Os Sumos não têm uma receita única e exclusiva, poderá sempre por alterar ingredientes e criar as suas combinações preferidas tendo a certeza que obtém um sumo funcional e equilibrado.

Exemplo de Ingredientes para confeccionar o seu Sumo Detox

-Uma a duas frutas frescas:exemplos: ananás, manga, Pera, papaia, kwi, melancia, banana etc
-Um a dois legumes:exemplos: pepino, curgete, couve-flor, brócolos
-Uma a duas mãos de folhas verdes:exemplos: espinafres, couve, acelgas, agrião, rúcula
-Um Tubérculo:exemplos: cenoura, beterraba, gengibre
-Uma colher de sopa de semente oleaginosas:exemplos: chia, linhaça ou sésamo
-Ervas aromáticas q.b:exemplos: hortelã, salsa, coentros, manjericão
-300 ml e base liquidaexemplos: água mineral, água de côco, infusões frias, bebidas de origem vegetal
– Super-alimentosexemplos: erva trigo, clorela, spirulina, maca, açai, camu-camu
————————————————————————————————————————————-
Receita da Infusão drenante de ervas, cascas e raizes

Ingredientes:

  • 1,5 l de água
  • 2 rodelas de gengibre
  • casca de 1 limão
  • 1 saqueta de chá branco bio
  •  folhas de hortelã
  •    canela (2paus)

 Preparação:Aqueça a água. Quando levantar fervura, deite o gengibre e a casca do limão e deixe ferver 3 minutos. Tire do lume, coe e coloque num recipiente. Deite uma saqueta de infusão de chá branco, folhas de hortelã e os paus de canela. Vá bebendo ao longo do dia.
————————————————————————————————————————————Receitas de sopas Detox

Sopa de Beterraba com funcho
Ingredientes:–       1 beterraba média sem as extremidades-       85 g de funcho picado (folhas de bolbo)-       sumo de 3 limas-       2 c de chá de hortelã-       2c de chá de gengibre fresco ralado-       600 ml de água de côco-       azeite uma colher de sopa

Modo de fazer:1.     preaqueça o forno a 230ºc. forre o tabuleiro com papel de aluminio e coloque nele a beterraba, regue com o azeite e leve a assar durante 30 a 40 minutos, ou até estar completamente cozida e tenra.
2.     Retire o tabuleiro do forno. Descole cuidadosamente a pele da beterrabae corte-a aos cubos
3.     Junte no liquidificador a beterraba assada, o funcho, o sumo de lima, a hortelã, o gengibre E a água de côco, bata por 30 segundos.
4.     Leve a sopa ao frigorifico durante 30 minutos serve-se fria.

Sopa de Abóbora com caril

Ingredientes:–       1 abóbora pequena cortada o meio e sem sementes-       115g de cebola picada-       1 dente de alho esmagado-       1c de chá de malagueta picada-       1 pedaço de gengibre fresco esmagado-       600 ml de água-       azeite uma colher de sopa-       1 colher de chá de caril em pó-       sumo de meia lima-       120 ml de leite de côco light
Modo de fazer:1.     preaqueça o forno a 230ºC. forre com papel de alumínio um tabuleiro de forno2.     coloque as metades da abobora, com o lado do corte para baixo, no tabuleiro forrado. Leve ao forno durante 40 minutos, ou até a polpa estar tenra. Retire a polpa da casca com a ajuda de uma colher e utilize 600 g de abobora.3.     Aqueça o azeite numa caçarola, em lume médio, e adicione a cebola, o alho e as malaguetas e o gengibre. Salteia até a cebola  estar translúcida e o alho tiver libertado o seu aroma, durante cerca de 4 minutos.4.     Adicione a abobora assada a água, e aumente o lume, deixando levantar fervura. Reduza o lume o lume e deixe cozer durante 15 minutos. Retire do lume.5.     Triture a sopa e adicione o caril em pé, o sumo de lima e o leite de coco.  



Sopa de Cenoura laranja e coentros

Ingredientes:–       5 a 6 cenouras-       1 cebola-       1 laranja-       1 pedaço de gengibre fresco esmagado-       500 ml de água-       azeite virgem extra uma colher de sopa-       1 mão cheia de coentros-       sal e pimenta
Modo de fazer:1.    coloque o azeite numa panela e junte a cebola e as cenouras grosseiramente picadas.2.    Deixe cozinhar ligeiramente durante cerca de 5 minutos.3.    Adicione a água, os coentros e deixe cozinhar durante cerca de 20-25 minutos.4.    Esprema o sumo da laranja. Triture com a varinha mágica até obter um creme sedoso e tempere com uma pitada de pimenta-preta. Está pronto a servir.5.    Pico um pouco de coentros frescos e coloque por cima.

Bom processo!!!
com Amor
Rute Alegria

Lê o Post

índice

SUBSCREVE
Partilha Com Amigos
Pesquisa Posts

O Útero em Flôr é um blog no qual forneço “ferramentas” para o processo de desenvolvimento integral do feminino e da consciência para uma nova terra.

Este é um projeto que está aberto a todos os que sintam um chamado interior para transformar antigos construtos, transmutar sombras e conhecer melhor os seus corpos de modo a viverem uma vida plena e mais consciente.

Continua a Ler

Posts Relacionados

O DESPERTAR DO AMOR

Viver com alguém que amamos, com todas as alegrias e desafios, é uma das melhores maneiras de crescermos espiritualmente. Mas o despertar só acontece, se

lê mais
Salta para

Outras Categorias

Sucesso no Amor

Fogão de Vénus

Cuidar do Útero

Sagrado Feminino

Magia das Plantas

Harmonia Interior

©2022 Rute Alegria – Todos Os Direitos Reservados