fbpx

O nosso corpo de mulher, comunica connosco através da menstruação a cada lua.
Desde tempos antigos que as mulheres de várias sociedades reconhecem a importância de observar o sangue menstrual.
Através desta prática de atenção ao próprio sangue, a mulher entra em contacto com o seu mundo interior, não só de um ponto de vista físico mas também metafísico.Com o tempo esta forma de relação com o sangue foi-se perdendo, chegou ao ponto de muitas mulheres só pararem para reparar no sangue quando ele  “grita” com elas…. quando isto acontece, é porque já estão á beira de um bloqueio fisico.
Como dinamizo círculos do sagrado feminino e faço atendimento individualizado, lido com centenas de mulheres, e posso dizer com segurança que a maioria está completamente desconectada com o seu ciclo, e alimentam muitas crenças que não correspondem á verdade, para algumas quando o assunto é menstruação, os olhos delas denunciam um certo desconforto ao mesmo tempo qua a boca as empurra para um fugidio: NORMAL.
COMO ASSIM ? NORMAL?

Os meus seios doem-me muito quando estou no período pré-menstrual, e quando estou menstruada, mas quando tomo um comprimido, passa. E o sangue é escuro.

E assim, uma infinidade de explicações que quero que vocês saibam que não são normais.

A medicina chinesa, um conhecimento milenar que chegou aos dias de hoje e que se tem difundido muito pelo ocidente defende que através da observação do sangue menstrual recebemos mensagens dos nossos orgão vitais internos.Através das práticas do sagrado feminino juntamente com o apoio de medicinas ancestrais tais com a medicina chinesa ou a ayurveda entre outras, podemos mudar de uma “menstruação normal” para uma menstruação saudável. Isso não significa que nunca mais tenhas dores, ou sintomas de T.P.M, significa antes que já não irás considerar essas características como algo normal mas sim como uma voz, um sintoma.

A nossa saúde, é antes demais RESPONSABILIDADE NOSSA, devemos ter uma atitude de escuta do corpo e providenciar cuidados preventivos para que ele possa fazer a sua função de cuidar do nosso bem estar como alma aqui na terra, se não cuidarmos do nosso corpo a alma receberá as suas lições na mesma mas por meio de sofrimento, que também é uma forma de desenvolvimento da consciência.
A menstruação, assim como a ovulação, é uma função fisiológica da mulher que idealmente não deveria envolver dor ou mudanças em outras funções, como a digestiva, urinária, etc. Assim como urinar não deve doer e quando dói evidencia que algo não está bem, o mesmo se passa com o acto de menstruar.No entanto um constructo frequente entre nós mulheres é que a menstruação é dolorosa, é normal e se isso acontecer TOMA UM COMPRIMIDO QUE PASSA, desta forma adormecemos as mensagens do corpo, não lhe damos atenção e passamos á frente.A sociedade não prepara as suas jovens mulheres para viver uma relação saúdavel com o seu sangue prepararam-nos para sofrer, nunca ninguém nos ensinou que menstruar é uma dadiva um presente da mãe natureza e que pode ser antes de mais um prazer, um momento sagrado de construção do nosso mundo interior.
O que é uma menstruação fisíologicamente saudável?

  •  Entre 50 e 80ml por período, de dois a cinco dias no máximo
  •  Sangue vermelho vivo, de inicio poderá ter uma coloração um pouco mais escura por causa da concentração. 
  • O sangue de inicio deverá ser um pouco mais espesso e gradualmente vai-se tornando um pouco mais líquido
  •  Não deve ter um cheiro desagradável
  • Não deve ter coágulos
  •  O sangramento começa com sangue e não com manchas. 
  • Ocorre de forma fluida, não se interrompe e recomeça ao longo do dia
  • Pode ocorrer um pouco mais de sangramento numa determinada lua sem que seja considerado patológico. 

 Como podemos medir quanto de sangue perdemos? Com o copo menstrual e hoje em dia existem muitos no mercado. 

Na medicina chinesa existem três órgãos principais, relacionados com a menstruação:


– O fígado
 que é o encarregado de limpar e distribuir o sangue a cada órgão que se relaciona com a menstruação.

– Os rins, que são encarregues pelo desenvolvimento e reprodução do corpo. Contém a nossa memória ancestral, relacionada com o nosso DNA.


– O baço-pâncreas
 que é o encarregado de produzir sangue através dos alimentos e de conter a menstruação através da força e tonicidade das veias e artérias.

iremos falar sobre as desarmonias destes três órgãos, mas na realidade todos os órgãos estão envolvidos no processo de menstruar: O coração, os pulmões, os intestinos, todos tem a ver com a menstruação e nela se refletem o estado do TODO, mas estes três são os mais visíveis e fáceis de auto diagnosticar.

O sangramento e a sua relação com os órgãos:Sintomas de frio nos rins

  • Quando a menstruação começa com manchas tons de café antes do sangramento.
  •  Quando existe dor durante o sangramento e a dor só passa com calor. 
  • Quando o sangramento não é vermelho e sim da cor do café 
  • Quando dura mais de cinco dias e nunca é abundante. 
  • Quando durante a ovulação te doerem os joelhos, os rins e tens mais frio do que o normal.
  •  Quando a menstruação provoca diarreia.

Práticas para combater estes sintomasNão andar descalça, manter os pés aquecidos, o primeiro ponto dos rins encontra-se na planta do pé. Se arrefecerem, o frio irá internamente até ao útero, não permitindo que o sangue saia. Deverás enfaixar o ventre durante a menstruação com uma faixa vermelha. Também é conveniente incrementar a ingestão de alimentos de natureza quente como o gengibre, a canela e o cravinho. Esses sintomas também podem ser uma manifestação no corpo de um choque emocional ou medo. O medo ativa as glândulas supra renais e  eleva a produção de adrenalina.muitas vezes quando o susto já passou, o corpo continua a gastar a energia dos rins deixando-o desnutrido.Certamente, após algum tempo, quando o susto passa é importante contar ao nosso corpo que está seguro que esse acontecimento está no passado e que agora no presente estamos a salvo e sobretudo, vivas! 
Sintomas de fígado intoxicado

  • Quando a menstruação tem uma cor vermelho vinho.
  •  Quando é espessa com coágulos grandes e dói antes da expulsão do sangue. 
  • Quando há distensão abdominal e a dor piora com o toque e o calor. 
  • Quando os seios doem ou ficam inflamados na ovulação ou no período pré-menstrual. 
  • Quando há maior irritabilidade no período que antecede a menstruação.
  •  Quando o sangue menstrual tem mau cheiro, Isso indica que o teu fígado está sobrecarregado

 O que pode tê-lo sobrecarregado? 
A ingestão de hormonas, produtos sintéticos e processados. Café, cigarros, chá verde, erva mate, ingestão de gorduras e sobretudo as emoções. A repressão da expressão emocional e a raiva são as emoções que mais danificam o fígado. Se tu te observares com atenção, mesmo que tenhas uma menstruação muito saudável, se passares por um período de stresse ou raiva, a tua menstruação pode ser como aqui descrita. 
Práticas para combater estes sintomasReduzir a ingestão desses alimentos e fazer mais exercícios físicos, já que o fígado se estimula através do exercício e move o sangue estagnado. Fazer um detox ” pelo menos uma vez por mês (acelga, aipo, pepino, alface, couve, espinafre, cacto) em sumos, sopas, saladas ou como preferires E o mais importante: afasta-te de pessoas tóxicas.

Sintomas do baço-pâncreas

  • Quando o sangue tem muco este é diferente dos coágulos que são pesados e compactos. 
  • Quando o sangue parece ter teias de aranha. 
  • Comichões e fungos na vagina. 
  • Cansaço extremo durante o período da menstruação e ovulação. 
  • Inflamação das extremidades e articulações. 
  • Hemorragias e hemorroidas durante a ovulação ou menstruação.

 Isso indica que a energia do baço-pâncreas está diminuída e consumida e ao não ter energia suficiente para circular de forma saudável, gera mucosidade e fleumas que são manifestados não somente no útero mas também nas extremidades e vias respiratórias. Essas mucosidades são as bases do que forma a endometriose entre outras desarmonias do sistema reprodutor. As principais causas para esta desarmonia são a ingestão de açúcar e farinhas refinadas, já que o corpo cria o sangue e  nutre-o através dos alimentos. Se ingeres muitas farinhas lacticineos e açucares, assim o teu sangue será espesso, pesado e gorduroso. Emocionalmente o que mais danifica o baço-pâncreas é o excesso de pensamento, as obsessões e o não-uso do corpo. Quando somente usamos a mente, o nosso cérebro gasta muito sangue. Sangue que deveria estar no sistema digestivo e muscular para a criação e transporte do sangue no organismo. 
Práticas para combater estes sintomasParar a ingestão de lácteos totalmente, incrementar a ingestão de alimentos picantes, cebola e alho, substituir o açúcar refinado por açucar de côco ou mel e as farinhas refinadas por farinhas integrais sem glutenTomar pela manhã um copo de água com uma colher de vinagre de maçã ou limão para alcalinizar o organismo. Emocionalmente a meditação é o que mantém a  mente tranquila. Prócura todos os dias um espaço para saires da mente e habitares o teu corpo inteiro. 

Espero que esse artigo te tenha  ajudado e que o partilhes com outras mulheres, já que é muito importante que as mulheres compreendam a sua menstruação e que fiquemos amigas dela e responsáveis pela nossa saúde. A menstruação é nossa aliada e os sintomas são apenas alarmes para mantermos a saúde.

Com amorRute Alegria
É importante esclarecer que esse artigo não pretende ser uma opinião médica, qualquer disfunção deverá ser acompanhada por um profissional de saúde numa consulta presencial 
Este artigo foi escrito segundo os ensinamentos deSajeeva Hurtado, especialista em Patologias Femininas pela Medicina Chinesa em Nanjing, China.

Lê o Post

índice

SUBSCREVE
Partilha Com Amigos
Pesquisa Posts

O Útero em Flôr é um blog no qual forneço “ferramentas” para o processo de desenvolvimento integral do feminino e da consciência para uma nova terra.

Este é um projeto que está aberto a todos os que sintam um chamado interior para transformar antigos construtos, transmutar sombras e conhecer melhor os seus corpos de modo a viverem uma vida plena e mais consciente.

Continua a Ler

Posts Relacionados

Salta para

Outras Categorias

Sucesso no Amor

Fogão de Vénus

Cuidar do Útero

Sagrado Feminino

Magia das Plantas

Harmonia Interior

©2022 Rute Alegria – Todos Os Direitos Reservados